02 de maio de 2017

Não erre na hora de comprar seu óculos

Às vezes, comprar um novo óculos de sol pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente com a infinidade de opções que existem hoje em dia.

Quando procuramos conhecer um pouco mais sobre os modelos, normalmente encontramos informações de material e estilo, mas dificilmente sobre as características das lentes. Esteja sempre atento, pois além da proteção UVA/UVB (que é prioridade), há outros fatores que influenciam na hora da escolha.

O primeiro deles é o material. Apesar de diversos materiais serem usados na fabricação de lentes, dois deles têm maior destaque: o Policarbonato e o CR39. O Policarbonato é muito leve e resistente, sendo indicado para os óculos infantis, já que permite mais segurança em caso de quedas e acidentes. O CR39, apesar de também ser resistente, tem um índice de transparência superior ao policarbonato, proporcionando maior qualidade visual.

Lentes polarizadas: Estes modelos reduzem os reflexos no sentido horizontal, gerando um ganho real em conforto e qualidade. No entanto, algumas pessoas não se adaptam a esse tipo de lente, e por isso é necessário experimentá-las antes de comprar.

Lentes Espelhadas: Nos últimos anos, as lentes espelhadas são as queridinhas de qualquer estação, mas escolhê-las não é apenas uma questão de estilo. Como são refletivas, essas lentes reduzem a radiação infravermelha, que normalmente geram aquecimento e desconforto. Por isso acabam sendo as preferidas dos esportistas.

Lentes Degrade:   Muito famosas entre as mulheres por seu extremo conforto. A parte mais escura das lentes aumenta a proteção, enquanto a mais clara permite melhor adaptação e nitidez. O grande destaque delas é que, quando você retira os óculos, o “impacto” da mudança de luminosidade não é tão agressivo.

Lentes fotossensíveis: Ficam mais claras ou mais escuras de acordo com a luz do ambiente, e são ideais para quando passamos longos períodos expostos ao sol.

Cores: As cores influenciam no tipo de uso que será dado aos óculos.

Verdes: com ótimo contraste, se adaptam às variações de luz, devendo ser evitadas em dias nublados ou na neve.

Cinza: Também possuem ótima precisão, sendo indicadas para a maioria das situações, em especial para quem tem Astigmatismo.

Marrom/Âmbar: São as melhores opções quando há alta exposição ao Sol, pois eliminam o branco e reduzem os tons azuis e violetas. No entanto, podem causar pequenas distorções na imagem. 

Amarelo: Aumentam o contraste e o brilho, por isso, em situações de baixa luminosidade, melhoram a visibilidade. Podem ser usadas no entardecer ou em dias chuvosos, em especial para dirigir. Mas não são indicadas para ambientes claros.

No geral, existem muitas opções quanto aos tipos de lentes quem podem ser usadas nos seus óculos, e cada vez mais novas tecnologias são desenvolvidas para beneficiar cada um de nós e melhorar nosso conforto visual no dia a dia. Por esse motivo é importante se manter informado para escolher as lentes que trarão a você os melhores benefícios. 

 

Texto: Rafael M. Elias

Revisão: Betina Vieira / Valdete Grisard

Lougge
Selecione uma região para entrar